Campanha Teste, Trate e Viva Melhor 2014
Carlos Marins
Revisão Licia Magna
Silva
A Policlínica Carmela Dutra
realizou 416 testagens rápidas para sífilis e HIV durante a campanha Teste,
Trate e Viva Melhor, que aconteceu de 01 a 05 de dezembro de 2014, de 8h às
17h, e dia 06 de dezembro de 2014, de 8h às 12h. Entre os 416 testados estão
102 usuários cobertos pela Estratégia Saúde da Família.
Foi a primeira vez que se
utilizou a variável raça como requisito para a avaliação em campanhas nesta
unidade, passo importante para implantação da Política Nacional de Assistência
Integral a Saúde da População Negra – PNAISPN.
Método e Resultados
Construiu-se um formulário de
coleta de dados que continha as variáveis raça e sexo, além das variáveis
determinadas pelas diretrizes da campanha Teste, Trate e Viva Melhor. Estas
foram preenchidas para todos os usuários que se submeteram às testagens para
sífilis e HIV na Policlínica Carmela Dutra.
A tabela abaixo mostra a
distribuição percentual da variável raça dos usuários que compareceram a
campanha.
Raça
|
n
|
%
|
Amarelo
|
04
|
0,96
|
Branco
|
158
|
37,98
|
Indígena
|
01
|
0,24
|
Pardo
|
253
|
60,81
|
Preto
|
||
TOTAL
|
416
|
100
|
De todos os 416 testados, 60,81% dos
usuários se identificaram como pretos ou pardos, 37,98% como brancos, 0,96% amarelos e 0,24%
indígenas.
Não foi encontrada diferença
significante, ao avaliar as variáveis raça e sexo agregadas, 24% dos pretos e
pardos e 26% dos brancos são do sexo masculino. Este achado ratifica o
distanciamento dos homens das unidades de saúde, merecendo estratégias
específicas para reversão desse quadro. As mulheres continuam predominando nas
atividades desenvolvidas nas unidades de saúde, foram 307 do total de
indivíduos (416) que realizaram a testagem rápida para sífilis e HIV durante a
campanha Teste, Trate e Viva Melhor.
O quadro acima descrito é
esperado em relação à frequência de homens e mulheres, independente de raça, no
entanto quando avaliamos os dados somente do dia 06 de dezembro (sábado) o
quadro se modifica, 36% dos usuários que compareceram neste dia foram homens. Vale
destacar que este percentual poderia ter sido ainda maior, se o funcionamento
da unidade neste dia tivesse sido até às 17h, como nos demais dias da campanha,
o que demonstra que possivelmente, se fossem ofertados outros tipos de serviços
visando alcançar os homens, aos sábados, estes poderiam ter maior êxito.
Realizando a avaliação por faixa
etária, sem considerar o sexo, no período da campanha em que a unidade
funcionou de 8h às 17h, o percentual de indivíduos abaixo de 60 anos, que
participaram da campanha, foi 74%, e o percentual de participação no sábado, na
mesma faixa etária foi 89%. O que
confirma a necessidade de realização da campanha também aos sábados.