Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, este último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite e manter as vacinas para hepatite A e B em dia.
O CMS Carmela Dutra entrou nesse Circuito da Luta Contra as Hepatites Virais, promovendo Ações de Prevenção dentro e fora de nossa Unidade. Com Ação no território da Equipe Italianos na Rua dos Rubis N° 888 Rocha Miranda Condomínio Conjunto Santos Drummond ( Conhecido como Conjunto Tijolinho) com a participação do Técnico de Enfermagem Vagner Carvalho , ACS Lucileia Abrantes e ACS karen Riqueza. realizando Orientações sobre cuidado e prevenção e distribuição de panfletos.
No CMS Carmela Dutra foi realizado Acolhimento com Sala de Espera onde os pacientes aguardavam e recebiam orientações sobre prevenção e tratamento, Foi realizado o Teste Rápido de Hepatite C em Pacientes de ambos os sexos com a idade acima de 40 anos com resultado imediato. A vacinação de Hepatite B foi realizada em paciente de ambos os sexos com idade inferior a 49 anos dependendo de sua situação vacinal.
Ação no Território Equipe Italianos Conjunto Tijolinho |